SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Ganhos em independência funcional como promotor da qualidade de vidaGanhos em saúde dos utentes assistidos pela equipa de cuidados continuados integrados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MATOS, Nísia et al. Estimulação cognitiva em pessoas com 65 ou mais anos: um estudo exploratório. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.233-237.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.25.00310.

Introdução:

O envelhecimento cursa frequentemente com a deterioração das funções intelectuais nas quais se inclui a perda de memória.

Objetivos:

Avaliar a capacidade cognitiva de um grupo de idosos, antes e após, frequentarem um programa de estimulação cognitiva.

Métodos:

Estudo exploratório de cariz transversal com uma amostra de 25 idosos, com idades compreendidas entre os 65 e 76 anos. Destes, 4 são do género masculino e 21 do género feminino. Aplicou-se a escala Mini Mental State Examination no início e no final da implementação do projeto “Envelhecer Ativa’mente”, para monitorizar as funções cognitivas dos participantes, antes e após frequentarem um programa de estimulação cognitiva.

Resultados:

A avaliação das funções cognitivas mostrou melhoria da função evocação. Obtiveram-se scores iguais, para os dois momentos de avaliação, nas funções orientação e atenção e cálculo. Nas restantes funções cognitivas não se verificaram alterações significativas.

Conclusões:

Os resultados apontam ocorrer ganhos clínicos, considerando-se por isso ser fundamental dar continuidade ao plano de intervenção de estimulação cognitiva.

Assume-se como um desafio dar continuidade ao projeto e alargar o grupo alvo a todas as pessoas com 65 ou mais anos, do Concelho de Tarouca, de forma a melhorar e manter a capacidade cognitiva e funcional dos idosos.

Palavras-chave : capacidade cognitiva; idosos; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )