SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Atenção à saúde na doença falciforme em alagoas: aspectos da vulnerabilidade programática na pessoa adultaA importância das certificações ecológicas e das tic na promoção do turismo sustentável - estudo de caso de uma unidade de turismo rural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PINTO, António Pedro; HENRIQUES, Carla Manuela  e  RODRIGUES, José Manuel. O governo empresarial e a estrutura da dívida: o caso das pme portuguesas. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.357-368.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.36.00234.

Introdução:

O estudo do governo empresarial nas decisões financeiras tem vindo a ganhar relevância, em particular, na estrutura de dívida, permanecendo em aberto, o modo como as suas características influenciam tais decisões. Consideraram-se três formas de endividamento (total, a curto prazo e a médio/longo prazo).

Objetivos:

O estudo pretende avaliar se o governo influência as decisões de financiamento das empresas, tendo presente a natureza da propriedade (familiar vs. não-familiar).

Métodos:

Recorreu-se à regressão linear múltipla para estimar os modelos explicativos das variáveis de endividamento e ao método dos mínimos quadrados com erros padrões robustos.

Resultados:

As empresas familiares apresentam maior endividamento total assumindo a propriedade interna um papel relevante. Independentemente da natureza de propriedade, maior rendibilidade está associada a menor endividamento, enquanto que a dimensão tem um impacto positivo no endividamento total. Por outro lado, nas empresas familiares a concentração de propriedade estabelece uma relação não linear (em forma de U) com o endividamento total, enquanto que nas não familiares a relação entre as duas variáveis não se revelou significativa.

Conclusões:

A propriedade interna e a concentração de propriedade determinam a estrutura de endividamento de forma diferenciada nas empresas familiares e não familiares.

Palavras-chave : propriedade; governo empresarial; estrutura da divida; PME´s.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )