SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5A importância das certificações ecológicas e das tic na promoção do turismo sustentável - estudo de caso de uma unidade de turismo ruralDas redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

BRAS, Isabel Paula; TOME, Maria Beatriz  e  SILVA, Maria Elisabete. Viabilidade da produção de cdr proveniente de uma instalação de tmb - características técnicas e económicas. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.379-387.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.38.00323.

Introdução:

Em Portugal, o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos define as estratégias de gestão para o período 2015-2020. De acordo com este plano que reconhece o resíduo como um recurso, pretende-se responder aos novos desafios no domínio da gestão integrada de resíduos e ciclo de vida dos materiais.

Objetivos:

Caracterizar, de forma qualitativa e quantitativa, as linhas do rejeitado de uma unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) de um Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos; Analisar o combustível derivado de resíduos (CDR) produzidos a partir do respetivo rejeitado.

Métodos:

O trabalho iniciu-se com a caracterização física do rejeitado, fazendo uma triagem manual da amostra recolhida e a partir destes materiais produziu-se CDR o qual foi caracterizado de acordo com os documentos normativos relacionados.

Resultados:

Cerca de 240 ton de rejeitado são produzidos diariamente, onde 29% é papel/cartão, 6% é plástico e 59% são têxteis, madeira e outros materiais com potencial energético. O CDR obtido teve, em termos médios, valores expressos em base tal e qual, teor de humidade de 33%, teor de cinzas de 15,5% e poder calorífico de 24,1 MJ/kg, com a concentração de cloro de 0,75%, ligeiramente superior ao encontrado na bibliografia. Relativamente à concentração de mercúrio obteve-se 0,004 mg/MJ. Em relação à concentração de metais vestigiais presentes na amostra, e comparativamente aos registos bibliográficos, estes encontram-se dentro do esperado.

Conclusões:

Tendo por base a norma NP 4486:2008, é possível considerar-se o CDR como eventual substituto de combustível fóssil numa central de biomassa para produção de energia.

Palavras-chave : CDR; gestão de resíduos sólidos; TMB; energia; economia circular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )