SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP5The viability to produce rdf from a mbt installation - technical and economic featuresThe means of proof in criminal proceedings. The forensic social work and the testimonial evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MORAIS, Nídia Salomé  and  FIGUEIREDO, Sandra. Das redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicas. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.389-398.  Epub June 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.39.00272.

Introdução:

Nos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido.

Objetivos:

Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal.

Métodos:

Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, tendo-se usado métodos qualitativos e quantitativos que permitiram a observação da comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas (Licor Beirão, Super Bock e Sagres) nas redes sociais.

Resultados:

Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas.

Conclusões:

O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais.

Keywords : engagement; facebook; Instagram; social media; marketing.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )