SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP6Post-harvest characterization of the hazelnut sectorInstitution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

FERREIRA, Jéssica; CARDOSO, Ana Paula  and  ROCHA, João. A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico. Mill [online]. 2020, n.esp6, pp.23-32.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0206e.02.00346.

Introdução:

John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

Objetivos:

Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar.

Métodos:

Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu.

Resultados:

A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar.

Conclusão:

Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.

Keywords : pedagogia de John Dewey; professores; 1.º ciclo do ensino básico; princípios teóricos; inovação pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )