SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP6John Dewey's pedagogy and its relevance in the 1st cycle of basic educationPromotion of a healthy lifestyle in people with arterial hypertension: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

SILVA, Andresa; FONSECA, Susana  and  AMANTE, Maria João. Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados. Mill [online]. 2020, n.esp6, pp.33-41.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345.

Introdução:

O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos.

Objetivos:

Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida.

Métodos:

Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino.

Resultados:

Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida.

Conclusão:

Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida.

Keywords : jovens; institucionalização; escola; futuro; satisfação com a vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )