SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP7Padres/cuidadores de niños con fiebre - actitudes en contexto de emergênciaFormas de percibir la estructura de un programa de mentoría índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

DIAS, Inês et al. Atitudes de saúde oral e comportamentos de risco em estudantes de enfermagem. Mill [online]. 2020, n.esp7, pp.27-34.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0207e.03.00373.

Introdução:

Tendencialmente, o cidadão comum preocupa-se mais com a sua saúde física em geral do que com a saúde oral. Daí que, sendo frequentemente os enfermeiros, os profissionais de saúde a ter o primeiro contacto com os pacientes com problemas odontológicos, torna-os também agentes privilegiados na promoção da saúde oral e da prevenção das doenças orais.

Objetivos:

Avaliar as atitudes e os comportamentos de saúde oral em estudantes de enfermagem e relacionar com os comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal (hábitos tabágicos e alcoólicos e consumo de alimentos e bebidas açucaradas).

Métodos:

Estudo transversal com uma amostra por conveniência de 289 estudantes de enfermagem que frequentavam uma Escola Superior de Saúde da Região Centro. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário auto-aplicado sobre as atitudes e os comportamentos de saúde oral que incluía o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI).

Resultados:

A média de scores de HUDBI foi de 7.3±1.2 e os estudantes que consumiam álcool “todas as semanas”, que fumavam, que consumiam alimentos e bebidas açucaradas “às vezes” e que faziam esse consumo após as refeições tendencialmente apresentavam melhores valores globais de HUDBI.

Conclusão:

Os resultados são consistentes com a investigação nacional e internacional, confirmando que as atitudes e os comportamentos dos estudantes de enfermagem no referente à saúde oral são adequados. Não se apurou existir relação impactante das atitudes e dos comportamentos de saúde oral associado aos comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal.

Palabras clave : atitudes e comportamentos de saúde oral; hábitos tabágicos; hábitos alcoólicos; consumo de alimentos açucarados; estudantes de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )