SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP7Pais/cuidadores da criança com febre - atitudes em contexto de urgênciaFormas de percecionar a estrutura de um programa de mentoria índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

DIAS, Inês et al. Atitudes de saúde oral e comportamentos de risco em estudantes de enfermagem. Mill [online]. 2020, n.esp7, pp.27-34.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0207e.03.00373.

Introdução:

Tendencialmente, o cidadão comum preocupa-se mais com a sua saúde física em geral do que com a saúde oral. Daí que, sendo frequentemente os enfermeiros, os profissionais de saúde a ter o primeiro contacto com os pacientes com problemas odontológicos, torna-os também agentes privilegiados na promoção da saúde oral e da prevenção das doenças orais.

Objetivos:

Avaliar as atitudes e os comportamentos de saúde oral em estudantes de enfermagem e relacionar com os comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal (hábitos tabágicos e alcoólicos e consumo de alimentos e bebidas açucaradas).

Métodos:

Estudo transversal com uma amostra por conveniência de 289 estudantes de enfermagem que frequentavam uma Escola Superior de Saúde da Região Centro. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário auto-aplicado sobre as atitudes e os comportamentos de saúde oral que incluía o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI).

Resultados:

A média de scores de HUDBI foi de 7.3±1.2 e os estudantes que consumiam álcool “todas as semanas”, que fumavam, que consumiam alimentos e bebidas açucaradas “às vezes” e que faziam esse consumo após as refeições tendencialmente apresentavam melhores valores globais de HUDBI.

Conclusão:

Os resultados são consistentes com a investigação nacional e internacional, confirmando que as atitudes e os comportamentos dos estudantes de enfermagem no referente à saúde oral são adequados. Não se apurou existir relação impactante das atitudes e dos comportamentos de saúde oral associado aos comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal.

Palavras-chave : atitudes e comportamentos de saúde oral; hábitos tabágicos; hábitos alcoólicos; consumo de alimentos açucarados; estudantes de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )