SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP7Desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão: uma revisão scopingConstrangimentos na implementação de um programa de mentoria numa instituição de ensino superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

SENA, Samara de; SANTOS, Eduardo  e  CUNHA, Madalena. Saúde mental dos migrantes e refugiados no contexto europeu: um protocolo de revisão scoping. Mill [online]. 2020, n.esp7, pp.117-121.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0207e.13.00368.

Introdução:

Os migrantes ou refugiados, independentemente do seu status, enfrentam desafios comuns pós-migração que podem afetar a sua saúde mental. Apesar de vários estudos corroborarem esta realidade, poucos a comparam entre os países europeus, o que leva a um desconhecimento dos seus efeitos.

Objetivo:

Mapear e sintetizar a existência de impactos negativos na saúde mental de migrantes e refugiados após a sua chegada ao país de acolhimento.

Métodos:

Será realizada uma revisão scoping através do método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes.

Resultados:

Prevemos a inclusão de estudos que demonstrem que o migrante experiencia uma rápida deterioração do seu estado de saúde em geral logo após o estabelecimento no seu novo país devido às mudanças radicais no estilo de vida. É esperado que este fenómeno seja devido a desafios comuns pós-migração que podem afetar a sua saúde mental e impor impactos negativos.

Conclusão:

A realização desta revisão scoping será essencial para sintetizar a existência de impactos negativos na saúde mental de migrantes e refugiados após a sua chegada ao país de acolhimento e contribuir para se identificarem intervenções que os minimizem.

Palavras-chave : saúde mental; migrantes; refugiados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )