SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP7Hábitos alimentares e saúde mental dos estudantes do ensino superior: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

TAVARES, Ana; BRAS, Isabel  e  SILVA, Maria Elisabete. Valorização de produtos alimentares sazonais. Parte I - caraterização físico-química de framboesa, mirtilo e salicórnia fresca cultivada em Portugal. Mill [online]. 2020, n.esp7, pp.143-149.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0207e.16.00375.

Introdução:

A economia circular é uma oportunidade de transformar a economia e gerar vantagens competitivas sustentáveis, nomeadamente a valorização de produtos alimentares através da sua desidratação.

Objetivo:

Com o objetivo final de estudar o efeito de diferentes condições termodinâmicas de desidratação de produtos alimentares através de um secador solar, foi realizada a caraterização inicial de salicórnia, framboesa e mirtilos.

Métodos:

A caraterização dos produtos basou-se na determinação do teor de humidade, teor de cinzas, proteínas, gorduras, compostos fenólicos totais e a capacidade antioxidante.

Resultados:

O teor de água nos três produtos é elevado, e semelhante, variando entre os 84 a 86%, enquanto que relativamente ao teor de cinzas, expresso em peso húmido, registou-se o maior valor na salicórnia (6,25%) seguido de valores relativamente reduzidos para a framboesa (0,98%) e para os mirtilos (0,29%). No que diz respeito à proteína os valores obtidos foram menores que 2% e o teor de gordura revelou-se baixo, com valores inferiores a 0,5% nos três produtos. O teor em compostos fenólicos totais (CFT) encontrado foi de 13,5; 19,4 e 35,1 mg EAG/100 g para a salicórnia, framboesas e mirtilos, respetivamente. A atividade antioxidante apresentou valores de 23,8; 34,8; e 41,7 mg EAA/100 g para a salicórnia, framboesas e para os mirtilos, respetivamente.

Conclusão:

Os resultados obtidos confirmam o elevado interesse nutricional dos produtos sendo o processo de desidratação uma forma de aumentar a sua vida útil nomeadamente na potencial preservação dos seus teores de compostos fenólicos e antioxidantes que serão testados em fases seguintes do presente projeto de investigação.

Palavras-chave : caraterização físico-química; economia circular; framboesa; mirtilo; salicórnia; substâncias fitoquímicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )