SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Relevancia de la información sobre el regreso de los ancianos a casa después de la cirugía de cataratas: perspectiva de las enfermeirasModeración y mediación en el análisis del patrón de succión nutricional en recién nacidos prematuros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

RAMOS, Olga Moura  y  SOARES, Salete. Qualidade de vida e a autoperceção da saúde relacionada com a saúde oral: o caso particular de idosos institucionalizadosQuality of life and self-perception of health related to oral health: the particular case of institutionalized elderly. Mill [online]. 2021, n.14, pp.29-36.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0214.21418.

Introdução:

A Organização Mundial da saúde (WHO) inclui a saúde oral (SO) no conceito global de saúde e considera-a essencial para a qualidade de vida (QdV). Avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde oral (QdVRSO) contribui para a aferição efetiva das necessidades.

Objetivos:

Caraterizar as variáveis sociodemográficas, clínicas e comportamentais da amostra. Analisar a relação entre estas e a QdVRSO.

Métodos:

Estudo quantitativo, transversal e correlacional. Realizaram-se entrevistas estruturadas fundamentadas num questionário sociodemográfico construído para o efeito e na versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do Oral Health Impact Profile (OHIP-14-PT) a 151 idosos de 9 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Resultados:

Predomínio do género feminino e viúvos. A média da idade é de 84.4 ± 6.4 anos. A quase totalidade dos inquiridos tem antecedentes patológicos e toma medicação.

A maioria tem dentes naturais (65.6%), mas 31.8% nunca escovam os dentes e a boca.

O score médio do OHIP-14-PT é de 18.22. Os itens mais pontuados foram a Sensação de desconforto no ato de comer e a Necessidade de interromper as refeições. Há diferenças estatisticamente significativas entre o score total do OHIP-14-PT e a literacia dos inquiridos.

Conclusão:

A amostra autorrelatou um nível moderado de QdVRSO. O edentulismo e a ausência de uso de prótese dentária predizem pior QdVRSO. Há dificuldade no acesso dos idosos aos cuidados de saúde oral.

Palabras clave : oral health; quality of life; old person; long-stay institution for the elderly; community health nursing.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )