SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Calidad de vida y auto percepción de salud relacionada con la salud bucal: el caso particular del anciano institucionalizadoEstrategias de supervisión clínica: análisis crítico-reflexivo de prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

CUNHA, Manuel; DINIZ, Ana  y  BARREIROS, João. Moderação e mediação na análise do padrão de sucção não nutritiva em recém-nascidos prematuros. Mill [online]. 2021, n.14, pp.37-45.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0214.21339.

Introdução:

A estimulação da sucção não nutritiva mostrou influenciar o processo de maturação da sucção nutritiva.

Objetivo:

Analisar o efeito da maturação sobre o padrão de sucção, mediado pelo tempo de experiência.

Métodos:

Amostra constituída por 34 recém-nascidos com idade gestacional média de 33,2 semanas e tempo médio de experiência de 14,7 dias. Utilizámos o padrão de sucção como modelo de moderação. A variável dependente é o número médio de sucções, e as variáveis independentes consideradas são a idade gestacional (maturação) e o tempo de experiência (moderador).

Resultados:

Foi encontrada uma relação positiva da experiência sobre o padrão de sucção, variável com o tempo de prática e mais evidente a partir das 32 semanas de idade gestacional.

Conclusão:

A evidência estatística encontrada tem relevância clínica na elaboração de programas de intervenção na estimulação da sucção dos recém-nascidos prematuros, e interessa a profissionais de saúde com intervenção no domínio.

Palabras clave : sucção; recém-nascido; estimulação; maturação; mediação; moderação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )