SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Repetición escolar: puede el compromiso afectivo con la escuela jugar un papel decisivo en su prevención?Determinación del índice de frescura en sardina pilchardus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

FERREIRA, Maria Augusta  y  SANTANA, Suely. Pessoas de baixa renda e comportamento pró-ambiental: para além das questões financeiras, uma revisão de literatura. Mill [online]. 2021, n.14, pp.71-78.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0214.19981.

Introdução:

A pobreza e os problemas ambientais são duas das principais preocupações que a humanidade enfrenta na busca por uma melhor qualidade de vida.

Objetivo:

Relacionar sob uma perspectiva da psicologia e da gestão ambiental, a pobreza com o comportamento pró-ambiental das pessoas de baixa renda.

Métodos:

Foi realizada uma revisão de literatura. A busca dos artigos a serem revisados considerou três critérios principais: 1. os artigos

foram relacionados com um determinado tipo de comportamento pró-ambiental em um contexto específico e possuem uma abordagem de gestão ambiental; 2. pessoas de baixa renda foram o foco central da pesquisa, não apenas mais um critério sociodemográfico; 3. os artigos foram baseados em uma das duas principais teorias psicológicas aplicadas à gestão ambiental e ao comportamento pró-ambiental, a teoria social cognitiva e a teoria do comportamento planeado.

Resultados:

Os onze artigos analisados ​​compartilham a conclusão de que fatores psicológicos - especialmente a autoeficácia - contribuem para uma melhor compreensão das possibilidades e impedimentos para pessoas de baixa renda praticarem comportamentos pró-ambientais.

Conclusão:

Os artigos vão além da análise óbvia relacionada à renda, que reduz a problemática a uma questão de dinheiro/renda. Eles contribuem significativamente para o aprimoramento da gestão e políticas ambientais capazes de incluir pessoas de baixa renda na ação global em favor da natureza.

Palabras clave : baixa renda; comportamento pró-ambiental; autoeficácia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )