SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Retenção escolar: pode o envolvimento afetivo dos alunos com escola contribuir para a sua prevenção?Determinação do índice de frescura em sardina pilchardus índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FERREIRA, Maria Augusta  e  SANTANA, Suely. Pessoas de baixa renda e comportamento pró-ambiental: para além das questões financeiras, uma revisão de literatura. Mill [online]. 2021, n.14, pp.71-78.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0214.19981.

Introdução:

A pobreza e os problemas ambientais são duas das principais preocupações que a humanidade enfrenta na busca por uma melhor qualidade de vida.

Objetivo:

Relacionar sob uma perspectiva da psicologia e da gestão ambiental, a pobreza com o comportamento pró-ambiental das pessoas de baixa renda.

Métodos:

Foi realizada uma revisão de literatura. A busca dos artigos a serem revisados considerou três critérios principais: 1. os artigos

foram relacionados com um determinado tipo de comportamento pró-ambiental em um contexto específico e possuem uma abordagem de gestão ambiental; 2. pessoas de baixa renda foram o foco central da pesquisa, não apenas mais um critério sociodemográfico; 3. os artigos foram baseados em uma das duas principais teorias psicológicas aplicadas à gestão ambiental e ao comportamento pró-ambiental, a teoria social cognitiva e a teoria do comportamento planeado.

Resultados:

Os onze artigos analisados ​​compartilham a conclusão de que fatores psicológicos - especialmente a autoeficácia - contribuem para uma melhor compreensão das possibilidades e impedimentos para pessoas de baixa renda praticarem comportamentos pró-ambientais.

Conclusão:

Os artigos vão além da análise óbvia relacionada à renda, que reduz a problemática a uma questão de dinheiro/renda. Eles contribuem significativamente para o aprimoramento da gestão e políticas ambientais capazes de incluir pessoas de baixa renda na ação global em favor da natureza.

Palavras-chave : baixa renda; comportamento pró-ambiental; autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )