SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Eficácia da simulação em enfermagem na aprendizagem dos estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PEREIRA, Cristina Maria; PIQUER-PIRIZ, Ana María  e  ZVERINOVA, Jana. Promoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superior - construção de um módulo de ensino aprendizagem no âmbito do projeto “interdisciplinary collaborative approches to learning and teaching. Mill [online]. 2021, n.15, pp.11-21.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215.23262.

Introdução:

Tendo como pano de fundo a participação num projeto ERASMUS + “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, propomo-nos evidenciar o seu carácter inovador no âmbito da pedagogia no ensino superior, destacando a dimensão de aprendizagem integrada de uma língua estrangeira e de um conteúdo (Content and Language Integrated Learning - CLIL) e a colaboração entre docentes do Ensino Superior na planificação de módulos de aprendizagem e de materiais pedagógicos assentes numa conceção e intervenção colaborativa e interdisciplinar.

Objectivo:

Avaliar a aprendizagem de uma língua estrangeira através da metodologia de projecto.

Métodos:

A metodologia seguida foi a de uma investigação-ação apoiada numa comunidade de aprendizagem e de prática. Esta modalidade permitiu que os docentes das instituições do ensino superior envolvidas no projeto, das áreas da língua estrangeira e de diferentes áreas de conteúdo (Psicologia, Economia, Gestão…), pudessem partilhar saberes, competências e perspetivas pedagógicas, projetando essa experiência na conceção e implementação de módulos de aprendizagem multidisciplinares.

Resultados:

Como exemplo do trabalho desenvolvido, apresentamos o módulo “Autonomy Support -: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” que, tendo na sua base o modelo conceptual de Deci e Ryan (1985, 2002), visa constituir-se como um recurso educacional disponível, numa plataforma online, a outros profissionais que podem adaptá-lo ao seu contexto educativo. Tendo sido concebido e aplicado experimentalmente junto de estudantes do 1º ano de licenciatura, no contexto da unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento, pode ser adaptado a qualquer área de formação, mobilizando competências de domínio da língua inglesa de nível B1.

Conclusão:

A opção pela temática do módulo aqui apresentado tem na sua base a conceção de que a autonomia e autorregulação são competências transversais para o sucesso académico no ensino superior e para o futuro desempenho profissional.

Palavras-chave : projeto ERASMUS +; aprendizagem; língua estrangeira; estudantes; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )