SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Promoción de la autonomía y de la autorregulación en estudiantes universitarios - construcción de un módulo de enseñanza y aprendizaje en el ámbito del proyecto “enfoques colaborativos interdisciplinarios para el aprendizaje y la enseñanza”El itinerario de los pacientes post-infarto de miocardio en busca de la optimización de su estado de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

MOTA, Liliana et al. Eficácia da simulação em enfermagem na aprendizagem dos estudantes. Mill [online]. 2021, n.15, pp.25-31.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215.21267.

Introdução:

A simulação permite aos estudantes, através da criação de cenários hipotéticos, desenvolverem competências, tornando-os mais ativos no processo de tomada de decisão face aos cuidados de enfermagem.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da simulação na aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo e exploratório onde participaram 233 estudantes, dos quais 164 são do curso de licenciatura em enfermagem e 69 são do ensino pós-graduado. Como método de recolha de dados foi utilizado um inventário intitulado como “The Simulation Learning Effectiveness Inventory”, após tradução para português. A análise dos dados foi realizada através do sistema operativo SPSS® versão 23.

Resultados:

Os participantes do estudo apresentaram valores médios elevados em todas as variáveis avaliadas: curso, recurso, debriefing, habilidades clínicas, confiança, resolução de problemas, colaboração, preparação e resultado.

Conclusão:

A simulação revela-se uma metodologia de ensino eficaz nos cursos de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

Palabras clave : simulação; aprendizagem; eficácia; estudantes de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )