SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Promoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superior - construção de um módulo de ensino aprendizagem no âmbito do projeto “interdisciplinary collaborative approches to learning and teachingO percurso de pacientes pós-enfarte do miocárdio na procura da otimização da sua condição de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MOTA, Liliana et al. Eficácia da simulação em enfermagem na aprendizagem dos estudantes. Mill [online]. 2021, n.15, pp.25-31.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215.21267.

Introdução:

A simulação permite aos estudantes, através da criação de cenários hipotéticos, desenvolverem competências, tornando-os mais ativos no processo de tomada de decisão face aos cuidados de enfermagem.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da simulação na aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo e exploratório onde participaram 233 estudantes, dos quais 164 são do curso de licenciatura em enfermagem e 69 são do ensino pós-graduado. Como método de recolha de dados foi utilizado um inventário intitulado como “The Simulation Learning Effectiveness Inventory”, após tradução para português. A análise dos dados foi realizada através do sistema operativo SPSS® versão 23.

Resultados:

Os participantes do estudo apresentaram valores médios elevados em todas as variáveis avaliadas: curso, recurso, debriefing, habilidades clínicas, confiança, resolução de problemas, colaboração, preparação e resultado.

Conclusão:

A simulação revela-se uma metodologia de ensino eficaz nos cursos de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

Palavras-chave : simulação; aprendizagem; eficácia; estudantes de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )