SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A intervenção do poder judiciário diante da omissão estatal na garantia do direito à saúde: a judicialização da saúdeO bichado-da castanha, cydia splendana (hübner) (lepidoptera: torticidae) em portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

LOPES, Alessandra Minervina dos Santos et al. Idosos encarcerados: expectativas em relação ao futuro. Mill [online]. 2021, n.15, pp.85-93.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215.21953.

Introdução:

O idoso privado de liberdade encontra-se submetido a mudanças significativas na sua vida social e afetiva, envolvendo as crenças e valores que tem a respeito do outro e de si próprio.

Objetivo:

Compreender as expectativas do idoso encacerdado em relação ao futuro, pós cumprimento da pena.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, fundamentada na Análise Temática. Participaram 42 idosos privados de liberdade de quatro penitenciárias da região oeste do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que contaram com a seguinte questão norteadora: “como você imagina sua vida quando estiver em liberdade?”.

Resultados:

Da análise dos dados obtidos emergiram quatro temáticas: Pretensão de um recomeço; Cuidado de si e da saúde; Da idealização da liberdade ao reconhecimento das dificuldades; e Foco na religiosidade.

Conclusão:

As temáticas evidenciaram o desejo de recomeçar uma nova vida, de autocuidado e de prática religiosa mesmo sabendo das dificuldades a serem enfrentadas.

Palavras-chave : idosos; prisioneiros; saúde do idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )