SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Aprendizagem assistida por pares: percepção e satisfação dos estudantes de licenciatura em medicinaAvaliação do desenvolvimento infantil de crianças com suspeita de perturbação do espectro autista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FERNANDEZ-SIMO, Deibe et al. Análise comparativa dos sistemas de proteção de crianças de Portugal e Galiza. Mill [online]. 2021, n.16, pp.23-30.  Epub 31-Out-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.23795.

Introdução:

O sistema de proteção deve ser adaptado às necessidades específicas de dois jovens. Investigações anteriores indicam conveniência da administração de traçar políticas que facilitam a integração.

Objetivo:

Comparar as respostas que Galiza e Portugal dão às necessidades das crianças em situação de vulnerabilidade enquadradas no sistema de proteção.

Métodos:

Realizou-se uma análise das fontes estatísticas oficiais dos governos de Portugal, Espanha e da comunidade autónoma da Galiza.

Resultados:

Apontam a necessidade de reduzir, em ambos os países, o acolhimento residencial, priorizando a permanência nas famílias de acolhimento, especialmente no caso de Portugal. A família biológica, na qual a medida de proteção teve origem, é o principal destino após a saída do sistema proteção.

Conclusão:

Verificaram-se ainda défices de vagas nos recursos residenciais especializados em trabalhar o processo de transição para vida adulta.

Palavras-chave : bem estar infantil; direitos da criança; exclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )