SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Análise comparativa dos sistemas de proteção de crianças de Portugal e GalizaIndicadores de qualidade do exercício profissional dos enfermeiros: o papel do cuidador índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

SOUZA, Aline Bernardes de; MEURER, Luzia de Miranda  e  CYMROT, Raquel. Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças com suspeita de perturbação do espectro autista. Mill [online]. 2021, n.16, pp.31-38.  Epub 31-Out-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.24854.

Introdução:

O desenvolvimento infantil é um processo contínuo de aquisição e aprimoramento de habilidades globais que tem seus principais marcos nos três primeiros anos de vida do indivíduo. A Perturbação do Espectro Autista (PEA) caracteriza-se como uma alteração no neurodesenvolvimento que envolve déficits persistentes na comunicação e na interação social além de movimentos estereotipados que podem ser percebidos nos anos iniciais da criança antes mesmo do diagnóstico definido. Objetivo: Analisar o desenvolvimento global de crianças com risco para PEA nos seus 5 domínios: cognição, comunicação (expressiva e receptiva), motricidade (fina e grossa), comportamento adaptativo e socioemocional e, correlacionar com os sinais indicativos de PEA.

Métodos:

Foram avaliadas 9 crianças do sexo masculino com idades entre 24 e 41 meses com suspeita do PEA, pelo Protea-R (Bosa &Salles, 2018), utilizando as escalas de desenvolvimento infantil Bayley (Bayley, 2018).

Resultados:

De modo geral, houve comprometimento nos 5 comportamentos mensurados com maior intensidade nas crianças com Risco para PEA do que as com Risco Relativo para PEA. As habilidades cognitivas, linguísticas e socioemocionais se demonstraram mais prejudicadas nestes.

Conclusão:

Este estudo possibilitou reflexões à cerca do desenvolvimento integral de crianças com suspeita dePEA mesmo não sendo possível determinar um padrão de desenvolvimento global nestes indivíduos.

Palavras-chave : transtorno do espectro autista; autismo; avaliação do desenvolvimento neuropsicológico; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )