SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Percepción de los enfermeros sobre la práctica simulada en soporte vital básico en la práctica clínicaValidación y adaptación transcultural de quality of contraceptive counseling scale para la población portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

ANDRADE, Luísa; CAMPOS, Paula; MENDES, Francisco  y  BASTOS, Celeste. A higiene das mãos num serviço de pediatria - a perceção dos enfermeiros. Mill [online]. 2021, n.16, pp.73-81.  Epub 31-Oct-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.24868.

Introdução:

A higiene das mãos é uma intervenção simples e de eficácia comprovada na quebra da cadeia de transmissão da infeção.

Objetivo:

Conhecer a perceção dos enfermeiros em relação à prática da higiene das mãos, dos enfermeiros, das crianças e dos seus acompanhantes, em contexto pediátrico.

Métodos:

Estudo descritivo, enquadrado no paradigma qualitativo. Os dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e a sua análise pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Amostra constituída por 15 enfermeiros de um serviço de internamento pediátrico, a maioria do sexo feminino e com uma idade média de 37.5 anos.

Resultados:

Da análise do discurso emergiram duas categorias: fatores condicionantes da adesão à higiene das mãos com subcategorias relativas aos enfermeiros (quatro), às crianças (quatro); e aos acompanhantes (cinco); e estratégias para melhorar a adesão à higiene das mãos e respetivas subcategorias relativas aos enfermeiros (quatro); às crianças e seus acompanhantes (três).

Conclusão:

Consciencializar e capacitar as equipas e os utilizadores das unidades de saúde para o problema e de como o minimizar é determinante. O planeamento de intervenções multimodais promotoras da higiene das mãos surge como elemento determinante para otimizar esta prática.

Palabras clave : higiene das mãos; pediatria; enfermagem; infeção associada a cuidados de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )