SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Perceção dos enfermeiros sobre prática simulada em suporte básico de vida na prática clínicaValidação e adaptação transcultural da quality of contraceptive counseling scale para a população portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ANDRADE, Luísa; CAMPOS, Paula; MENDES, Francisco  e  BASTOS, Celeste. A higiene das mãos num serviço de pediatria - a perceção dos enfermeiros. Mill [online]. 2021, n.16, pp.73-81.  Epub 31-Out-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.24868.

Introdução:

A higiene das mãos é uma intervenção simples e de eficácia comprovada na quebra da cadeia de transmissão da infeção.

Objetivo:

Conhecer a perceção dos enfermeiros em relação à prática da higiene das mãos, dos enfermeiros, das crianças e dos seus acompanhantes, em contexto pediátrico.

Métodos:

Estudo descritivo, enquadrado no paradigma qualitativo. Os dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e a sua análise pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Amostra constituída por 15 enfermeiros de um serviço de internamento pediátrico, a maioria do sexo feminino e com uma idade média de 37.5 anos.

Resultados:

Da análise do discurso emergiram duas categorias: fatores condicionantes da adesão à higiene das mãos com subcategorias relativas aos enfermeiros (quatro), às crianças (quatro); e aos acompanhantes (cinco); e estratégias para melhorar a adesão à higiene das mãos e respetivas subcategorias relativas aos enfermeiros (quatro); às crianças e seus acompanhantes (três).

Conclusão:

Consciencializar e capacitar as equipas e os utilizadores das unidades de saúde para o problema e de como o minimizar é determinante. O planeamento de intervenções multimodais promotoras da higiene das mãos surge como elemento determinante para otimizar esta prática.

Palavras-chave : higiene das mãos; pediatria; enfermagem; infeção associada a cuidados de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )