SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Transcultural validation, adaptation of quality of contraceptive counselling scale for the portuguese populationJob satisfaction and emotional competence of nurses at inpatient hospital services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

OLIVEIRA, Isabel de Jesus et al. A versão portuguesa do gugging swallowing screen: resultados da sua aplicação. Mill [online]. 2021, n.16, pp.93-101.  Epub Oct 31, 2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.24585.

Introdução:

A disfagia é uma complicação frequente após o acidente vascular cerebral (AVC), estando associada a maior risco de pneumonia, desidratação e desnutrição. O rastreio precoce reduz a incidência de pneumonia após AVC.

Objetivo:

Traduzir, adaptar e testar a versão portuguesa do Gugging Swallowing Screen.

Métodos:

226 doentes com AVC foram prospectivamente incluídos num estudo multicêntrico e o Gugging Swallowing Screen aplicado pelos enfermeiros no momento de admissão. Os resultados foram comparados com as pontuações da National Institute Health Stroke Scale, a Escala de Coma de Glasgow e o juízo clínico do enfermeiro. A fiabilidade entre avaliadores foi calculada.

Resultados:

A incidência de disfagia foi de 47.3%. A sensibilidade, a especificidade e a área sob a curva característica operatória do recetor foram, respetivamente, 85.4%, 84.6% e 0.892, usando o juízo clínico como referência. Foi estabelecida uma associação estatisticamente significativa entre rastreio positivo e maior déficit neurológico (χ2 = 32.99; p <0.001) e ausência de disfagia com coma leve (χ2 = 15.15; p <0.001). Foi alcançada uma excelente confiabilidade inter observadores (k = 0.940).

Conclusão:

Os resultados sugerem que a versão portuguesa produz resultados semelhantes à versão original, é de simples aplicação pelo enfermeiro à cabeceira do doente, confiável e com sensibilidade adequada para orientar os profissionais de saúde na determinação da necessidade de uma avaliação mais abrangente.

Keywords : transtornos de deglutição; acidente vascular cerebral; reprodutibilidade dos testes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )