SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A versão portuguesa do gugging swallowing screen: resultados da sua aplicação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ROCHA, Inês; PINTO, Cristina Barroso  e  CARVALHO, António Luís. Satisfação profissional e competência emocional dos enfermeiros em serviços de internamento hospitalar. Mill [online]. 2021, n.16, pp.103-110.  Epub 31-Out-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0216.24955.

Introdução:

A satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros são preponderantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados, tornando-se indispensável a sua avaliação.

Objetivos:

Caracterizar a satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros e avaliar a associação entre estas duas variáveis e as características sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros.

Métodos:

Estudo descritivo-correlacional, exploratório, transversal do tipo quantitativo. Procedeu-se à aplicação de um questionário a 44 enfermeiros num hospital do norte de Portugal que engloba: caracterização sociodemográfica e profissional; “Escala da Satisfação Profissional”; e “Escala Veiga de Competência Emocional”, sendo as escalas testadas e validadas.

Resultados:

Os resultados revelam que os enfermeiros encontram-se moderadamente satisfeitos a nível profissional, e percecionam-se com moderada competência emocional. A idade dos enfermeiros está positivamente correlacionada com a competência emocional de automotivação.

Conclusão:

É essencial que as organizações de saúde avaliem de forma sistemática a satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros, implementando intervenções que potenciem estas duas variáveis, nomeadamente programas de supervisão clínica em enfermagem.

Palavras-chave : enfermagem; satisfação no emprego; inteligência emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )