SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9As controvérsias do processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica (NASFs AB) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MULET, Paula; DEYA, Mari; HERNANDEZ, Maria  e  FRIAS, Ana. Consequências da gravidez na adolescência: uma revisão bibliográfica. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.13-22.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.20997.

Introdução:

A gravidez e a maternidade na adolescência são problemas de saúde pública. Eventos estão ligados a comportamentos afetivo-sexuais de risco por adolescentes que ainda não atingiram os 19 anos. Nos últimos anos, observou-se um aumento em relação à precocidade do início da atividade sexual, causando um aumento na incidência de gravidezes na adolescência. A sua prevalência varia a nível nacional e em todo o mundo. A gravidez na adolescência traz consequências negativas a vários níveis, sociais, económicos, biológicos e psicológicos.

Objetivos:

Identificar fatores de risco e consequências da gravidez na adolescência com a finalidade de recorrer a estratégias para prevenir estas situações ou melhorar a qualidade de vida destas jovens.

Métodos:

Revisão Integrativa da literatura, no motor de busca EBSCOhost, nas bases de dados CINAHL (Plus com Full Text), SciELO (Scientific Electronic Library), Cochrane (Plus Collection). Os Critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2003 e 2019, com texto completo. Não foram definidas restrições quanto ao tipo de estudo. Dos 42 artigos encontrados, foram escolhidos 9.

Resultados:

São vários os fatores de risco e as repercussões da gravidez na adolescência. Situações de stress, alterações da identidade da jovem grávida, com comportamento emocionalmente inadequados que afetam o seu desenvolvimento e a relação com o seu futuro bebé, são algumas das situações a exigirem apoio dos profissionais de saúde.

Conclusão:

Espera-se ampliar o conhecimento sobre a gravidez em mães adolescentes, de forma que contribua para estudos futuros e seja aplicado na prática clínica e académica. É necessário diferentes tipos de programas de educação sexual, com objetivos comuns: Ajudar a enfrentar e a lidar com o problema destas jovens.

Palavras-chave : adolescência; gravidez; maternidade precoce; fatores de risco; depressão pós-parto.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )