SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Factores de riesgo de violencia contra las personas mayores en el contexto familiar: revisión integrativa de la literaturaExceso de peso: estrategias educativas para el currículo de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

BERNARDO, Deolinda  y  LUCAS, Pedro. Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.43-52.  Epub 07-Dic-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.21913.

Introdução:

A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem.

Objetivos:

Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Métodos:

Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019.

Resultados:

Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE.

Conclusão:

A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.

Palabras clave : enfermagem; satisfação do cliente; qualidade dos cuidados de saúde; organização e administração; revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )