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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MEDEIROS, Maria Magaly; VILELA, Rosana  e  FREGADOLLI, Andrea Vanderlei. Excesso de peso: estratégias educativas para o currículo de medicina. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.53-61.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.21964.

Introdução:

O excesso de peso (EP) apresenta-se como um problema de saúde pública. Contudo os profissionais da saúde ainda não estão preparados para uma atuação adequada. Além disso, esta temática tem sido pouco discutida e trabalhada durante o curso, conferindo-lhe uma danosa invisibilidade. Sendo assim, a pergunta balizadora do estudo é “Sob o ponto de vista dos estudantes do internato de medicina, que estratégias educativas confeririam maior visibilidade à temática EP durante a graduação?”

Objectivo:

Identificar as estratégias educativas para enfrentar a invisibilidade da temática “excesso de peso no currículo de medicina”, na visão dos estudantes.

Métodos:

Optou-se pela abordagem qualitativa, cujas respostas ao questionário sobre o tema foram submetidas a uma análise temática, por meio da qual se procurou apreender as sugestões para maior visibilidade do tema no processo ensino/aprendizagem.

Resultados:

Os resultados apontaram duas categorias de sugestões: incentivo ao estilo de vida saudável no ambiente da faculdade de medicina e intervenções educativas visando melhorar as competências dos estudantes na abordagem da pessoa com excesso de peso.

Conclusão:

Foi possível concluir que há necessidade de investir em estratégias de mudança de comportamento do estudante de medicina, como incentivo ao estilo de vida saudável, no ambiente da faculdade de medicina, bem como, em medidas de resultados em curto prazo - Intervenções educativas visando melhorar as competências dos estudantes na abordagem do EP. Os estudantes reconhecem a necessidade destas intervenções ocorrerem em um contexto interdisciplinar e interprofissional, voltadas para o conjunto de discentes e docentes/precetores envolvidos na formação profissional.

Palavras-chave : gestão da obesidade; sobrepeso; currículo; medicina; estilo de vida.

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