SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Excesso de peso: estratégias educativas para o currículo de medicinaIntervenções dos enfermeiros nas famílias com indivíduos com comportamentos aditivos de álcool índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FIGUEIREDO, Liliana; RIBEIRO, Olivério  e  SANTOS, Eduardo. Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual num serviço de urgência COVID-19. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.63-72.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.24925.

Introdução:

A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais.

Objetivos:

Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19.

Métodos:

Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal.

Resultados:

Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias subcategorias, cuidadosamente analisadas neste estudo.

Conclusão:

O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bem-estar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados.

Palavras-chave : infecções por coronavirus; enfermagem; pesquisa qualitativa; equipamento de proteção individual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )