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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

BICA, Isabel et al. Perceção dos pais e mães sobre a qualidade de vida relacionada com a saúde dos seus filhos. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.113-119.  Epub Dec 07, 2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.25036.

Introdução:

A perceção da qualidade de vida das crianças/adolescentes tem sido alvo de estudo na atualidade (Abreu et al., 2016; Gaspar et al., 2008). No entanto os estudos acerca da perceção dos pais sobre a qualidade de vida das crianças ainda são escassos, o que revela a pertinência estudo.

Objetivo:

Identificar que variáveis sociodemográficas referentes aos pais (pai e mãe) influenciam a sua perceção acerca da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QVRS) dos filhos.

Métodos:

Estudo quantitativo, transversal e descritivo-relacional, numa amostra por conveniência de 592 pais de crianças que frequentaram escolas do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico da região centro de Portugal. A amostra revelou uma média de idades de 40,43 anos. Os seus filhos apresentavam uma média de idades de 12,43 anos. A recolha de dados, através da versão portuguesa para pais da escala KIDSCREEN - 52© (Gaspar & Matos, 2008; Matos et al. 2013), decorreu no ano 2018/2019.

Resultados:

As dimensões da QVRS melhor percecionadas pelos pais, através da sua média ponderada foram a Provocação (bullying) (média=84,24(17,44), seguindo-se da Família e ambiente familiar (média=82,66(13,81) e o Estado de humor global (média=81,79(14,76). A dimensão pior percecionada foi o Ambiente escolar e aprendizagem (média=72,60(15,12).

Conclusão:

Os resultados indicam que tanto os pais como as mães percecionam de forma mais positiva a QVRS das crianças e adolescentes ao nível da provocação (bullying), da família, ambiente familiar e estado de humor global. Os pais mais novos revelaram melhor perceção da QVRS dos filhos.

Keywords : qualidade de vida; saúde; criança e adolescentes; filhos; pais e mães.

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