SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Aplicación de la ozonoterapia en el manejo del dolor y la mejora de la calidad de vida: evicencia en enfermaríaSatisfacción de pacientes sometidos a rehabilitación motora después de artroplastia de cadera y artroplastia de rodilla índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

MENDES, Célia; CUNHA, Madalena; FERREIRA, Ana  y  SANTOS, Eduardo. Ozonoterapia como coadjuvante na cicatrização de feridas e diminuição da dor. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.131-138.  Epub 07-Dic-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.25237.

Introdução:

O ozono é considerado um potente agente antimicrobiano e por isso é utilizado enquanto terapia complementar da cicatrização de feridas e na redução da dor. Contudo, este tema é ainda pouco estudado empiricamente.

Objetivo:

Analisar a capacidade terapêutica da ozonoterapia como coadjuvante na cicatrização de feridas e diminuição da dor.

Métodos:

Estudo exploratório, transversal e retrospetivo e de caráter descritivo. A análise dos dados teve por base estatística descritiva e inferencial com recurso ao teste de Mann-Whitney e de Friedman (dados contínuos) e do teste Qui-quadrado/Fisher (dados dicotómicos ou ordinais).

Resultados:

Foram incluídas 20 pessoas, maioritariamente do sexo feminino (55%) e com uma média de idade de 61,9 anos (±16,7). Um estado de cicatrização mais agravado e níveis mais elevados de dor inicial estão associados à não cicatrização (p=0,02; p=0,03, respetivamente). Em relação à evolução temporal da cicatrização das feridas e dos níveis de dor (início, 1.º mês, 2.º mês e 3.º mês) observou-se uma redução gradual dos valores, o que se traduz numa melhoria significativa de cicatrização e redução da dor. A cicatrização não ocorreu apenas em 35% (n=7) dos casos.

Conclusão:

A ozonoterapia melhorou a cicatrização das feridas e reduziu os níveis de dor associados. Contudo, dado a reduzida amostra torna-se necessário replicar o estudo em amostras mais alargadas e com entidades nosológicas diversificadas para validar as mais valias desta intervenção terapêutica.

Palabras clave : ozono; cicatrização; dor; ferimentos e lesões.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )