SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Ozonoterapia como coadjuvante na cicatrização de feridas e diminuição da dorCuidados de enfermagem forense: uma análise dos conhecimentos e práticas de enfermeiros portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MONTEIRO, Gina et al. Satisfação dos doentes submetidos a reabilitação motora pós artroplastia da anca e artroplastia do joelho. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.139-147.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.24180.

Introdução:

A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) é um aspeto determinante na readaptação funcional do doente submetido a Artroplastia Total da Anca (ATA) e Artroplastia Total do Joelho (ATJ). O projeto “Habilitar” contempla uma sistematização de ações desenvolvidas que contribuem para a obtenção de ganhos em saúde e consequente satisfação dos doentes.

Objetivo:

Avaliar o grau de satisfação dos doentes submetidos a ATA e ATJ, relativamente ao programa de reabilitação motora implementado no âmbito do projeto “Habilitar”.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal. Aplicado Questionário de Satisfação SNQ-10 no dia da alta hospitalar. Incluídos todos os doentes abrangidos no projeto “Habilitar”, no período compreendido entre Janeiro 2018 e Dezembro 2019, num total de 85.

Resultados:

A análise dos dados obtidos revelou que 63% dos doentes eram do sexo feminino, com uma média de idade de 68,9 ± 9,4 anos; 53% foram submetidos a ATJ e 47% a ATA. Relativamente às variáveis sociodemográficas, não se encontrou associação significativa entre estas e a satisfação dos doentes (p>0,05). No que respeita às dimensões do SQN-10, apurou-se um elevado grau de satisfação nas dimensões “Qualidade no atendimento” e “Ambiente Terapêutico”, bem como, em cada um dos itens de cada dimensão.

Conclusão:

Aporou-se existir um elevado grau de satisfação dos doentes englobados no projeto “Habilitar”, relacionado com o programa de reabilitação implementado.

Palavras-chave : satisfação do paciente; enfermagem de reabilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )