SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Atención de enfermería forense: un análisis de los conocimientos y prácticas de los enfermeros portuguesesInteligencia emocional en personas mayores matriculadas en universidades para mayores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

FIGUEIRA, Sónia; MOTA, Mauro  y  DIAS, Antónia Madureira. Técnicas de imobilização executadas no pré-hospitalar no trauma pediátrico - protocolo de revisão scoping. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.161-170.  Epub 07-Dic-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.25338.

Introdução:

O trauma é a principal causa evitável de mortalidade pediátrica. Aos profissionais de saúde do pré-hospitalar cabe utilizar diversas técnicas de imobilização com o objetivo de melhorar o desfecho clínico dessas vítimas e as co-morbilidades daí resultantes. As especificidades anatomofisiológicas encontradas nesse grupo etário levam a que as evidências encontradas quanto à tipologia e técnicas de imobilização sejam escassas e dispersas.

Objetivo:

Identificar e mapear técnicas de imobilização em vítimas de trauma pediátrico.

Métodos:

A Revisão Scoping seguirá a metodologia da JBI, usando a estratégia de pesquisa em bases de dados on-line revistas por pares (CINAHL Plus, PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Trials, JBI Database Systematic Reviews & Implementation Reports and Cochrane Database Systematic Reviews) e de literatura cinzenta (RCAAP, OpenGrey: System Information Grey Literature in Europe, Banco de teses CAPES), de 2001 a 2021. Dois investigadores analisarão e extrairão os dados de forma independente, para uma análise descritiva e quantitativa estatística apropriada.

Resultados:

No cuidado e gestão da vítima de trauma, os profissionais de saúde do pré-hospitalar baseiam a sua tomada de decisão no equilíbrio de vários fatores: o tempo despendido na aplicação de equipamentos de imobilização complexos (por exemplo, o colete de extração), o custo dos equipamentos de imobilização, as contraindicações no uso de alguns equipamentos de imobilização, a duração do transporte e a rede viária de evacuação, os efeitos sobre o conforto das vítima, o risco de compromisso respiratório e complicações hemodinâmicas causadas por eventuais pressões da imobilização das cintas de fixação.

Conclusão:

A Revisão servirá para identificar as técnicas de imobilização utilizadas na população pediátrica, em função do tipo e localização do trauma, e permitirá identificar lacunas de pesquisa. Os estudos serão classificados de acordo com as técnicas de imobilização utilizadas, serão, ainda, descritas as especificidades clínicas na seleção dessas e os profissionais que as aplicam.

Palabras clave : serviços médicos de emergência; assistência pré-hospitalar; ferimentos e lesões; criança; imobilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )