SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Cuidados de enfermagem forense: uma análise dos conhecimentos e práticas de enfermeiros portuguesesInteligência emocional em idosos inscritos em universidades seniores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FIGUEIRA, Sónia; MOTA, Mauro  e  DIAS, Antónia Madureira. Técnicas de imobilização executadas no pré-hospitalar no trauma pediátrico - protocolo de revisão scoping. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.161-170.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.25338.

Introdução:

O trauma é a principal causa evitável de mortalidade pediátrica. Aos profissionais de saúde do pré-hospitalar cabe utilizar diversas técnicas de imobilização com o objetivo de melhorar o desfecho clínico dessas vítimas e as co-morbilidades daí resultantes. As especificidades anatomofisiológicas encontradas nesse grupo etário levam a que as evidências encontradas quanto à tipologia e técnicas de imobilização sejam escassas e dispersas.

Objetivo:

Identificar e mapear técnicas de imobilização em vítimas de trauma pediátrico.

Métodos:

A Revisão Scoping seguirá a metodologia da JBI, usando a estratégia de pesquisa em bases de dados on-line revistas por pares (CINAHL Plus, PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Trials, JBI Database Systematic Reviews & Implementation Reports and Cochrane Database Systematic Reviews) e de literatura cinzenta (RCAAP, OpenGrey: System Information Grey Literature in Europe, Banco de teses CAPES), de 2001 a 2021. Dois investigadores analisarão e extrairão os dados de forma independente, para uma análise descritiva e quantitativa estatística apropriada.

Resultados:

No cuidado e gestão da vítima de trauma, os profissionais de saúde do pré-hospitalar baseiam a sua tomada de decisão no equilíbrio de vários fatores: o tempo despendido na aplicação de equipamentos de imobilização complexos (por exemplo, o colete de extração), o custo dos equipamentos de imobilização, as contraindicações no uso de alguns equipamentos de imobilização, a duração do transporte e a rede viária de evacuação, os efeitos sobre o conforto das vítima, o risco de compromisso respiratório e complicações hemodinâmicas causadas por eventuais pressões da imobilização das cintas de fixação.

Conclusão:

A Revisão servirá para identificar as técnicas de imobilização utilizadas na população pediátrica, em função do tipo e localização do trauma, e permitirá identificar lacunas de pesquisa. Os estudos serão classificados de acordo com as técnicas de imobilização utilizadas, serão, ainda, descritas as especificidades clínicas na seleção dessas e os profissionais que as aplicam.

Palavras-chave : serviços médicos de emergência; assistência pré-hospitalar; ferimentos e lesões; criança; imobilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )