SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9A influência dos jogos reduzidos e condicionados no treino de andebolInclusão e inovação nas escolas - contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MARTINS, Ana Patrícia et al. Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.249-259.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.23812.

Introdução:

A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM.

Objetivos:

Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM.

Métodos:

O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores.

Conclusão:

O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.

Palavras-chave : história da matemática; ensino da matemática; formação de professores; conceções e práticas de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )