SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Provas de aferição do 5.º ano de escolaridade: perceções de alunos e professores de português e história e geografia de PortugalFatores influenciadores da prática de exercício físico em health clubs índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MACHADO, Maria Isabel; ANDRADE, Ana  e  ALBUQUERQUE, Carlos. Relação entre atividade física e rendimento escolar nos estudantes do ensino superior: revisão integrativa da literatura. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.281-287.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.21507.

Introdução:

Os estudantes do ensino superior que participam em atividades físicas regulares tendem a demonstrar melhores atributos, como aumento da atividade cerebral, melhores níveis de concentração e de energia, o que pode dar maior suporte ao desenvolvimento cognitivo.

Objetivo:

Analisar a relação entre a atividade física e o rendimento escolar nos estudantes do ensino superior.

Métodos:

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura. A seleção de artigos, com data de publicação entre 2015-2020, foi feita em plataformas informáticas, nomeadamente: PubMed e B-On. Na análise dos estudos tiveram-se em consideração os critérios de inclusão definidos.

Resultados:

A análise dos artigos que constituíram o corpus de análise desta revisão integrativa da literatura (n=3) indica unanimidade quanto ao facto de haver relação entre a prática de atividade física e o rendimento escolar de estudantes do ensino superior. Ficou confirmada a existência de uma associação significativa entre o nível de atividade física moderada e vigorosa e um melhor desempenho académico, comparativamente aos estudantes com níveis mais elevados de inatividade física.

Conclusão:

Os resultados sugerem que se estimule a prática de atividade física em estudantes do ensino superior, por potenciar um melhor rendimento escolar e consequentemente facilitar o desenvolvimento das suas competências sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais.

Palavras-chave : estudantes; atividade física; rendimento escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )