SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Relación entre actividad física y desempeño escolar en estudiantes de educación superior: revisión de literatura integradoraUna exploración de la perspectiva de maestro-investigador en propostas contemporáneas de educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

AZEVEDO, António  y  EIRA, Paulo. Fatores influenciadores da prática de exercício físico em health clubs. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.289-296.  Epub 07-Dic-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.24038.

Introdução:

O culto do corpo e a manutenção de hábitos saudáveis sempre constituíram alvo de preocupação social, deixando de ser algo exterior à cultura para se assumir como uma das suas manifestações mais marcantes. A atualidade revela um quadro crescente de motivações para as práticas corporais institucionalizadas que têm sido substanciadas pela sua estreita associação com diversos marcadores que especificam a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Objetivo:

Percecionar os fatores influenciadores da prática de exercício físico nos Health Clubs (HC) do município de Viseu.

Métodos:

O grupo de estudo foi composto por 179 frequentadores de sete HC do município de Viseu. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, sujeito a uma prévia fase de validação (por pares).

Resultados:

Evidenciam-se diferenças significativas entre sexos relativamente ao grau de importância atribuído a fatores como “aumento de força”, “ganho da massa muscular”, “tonificação”, “controlo de peso”, “perda de massa gorda” e “ganho de flexibilidade”, assim como entre mais novos e mais velhos, nos indicadores “ganho de massa muscular” e “aumento de força”.

Conclusão:

Ainda que os fatores de influência apropriados a cada praticante não impliquem necessariamente um aumento direto do seu envolvimento na prática de atividade física, o seu conhecimento auxilia acerca das especificidades socioculturais dos praticantes e, dessa forma, tende a aumentar a eficácia de ação na construção de programas de intervenção adequados.

Palabras clave : exercício físico; motivação; corpo; health club.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )