SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Fatores influenciadores da prática de exercício físico em health clubsPerfil dos estudantes do instituto politécnico de Viseu - estudo evolutivo desde o tratado de Bolonha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FIGUEIREDO, Maria Pacheco. Exploração da perspetiva de professor/a investigador/a em propostas contemporâneas de educação de infância. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.297-306.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.23818.

Introdução:

Na atualidade, existem propostas curriculares e praxeológicas de Educação de Infância de grande qualidade. O papel da investigação desenvolvida por práticos na construção dessas propostas é relevante para apoiar processos de discussão acerca da qualidade das práticas e para sustentar a formação dos profissionais.

Objetivos:

Analisar três propostas contemporâneas de Educação de Infância de cariz socioconstrutivista e de reconhecida qualidade, procurando identificar indicadores de relevância e potencial da perspetiva de educador/a investigador/a.

Métodos:

A seleção das três propostas, Educação Experiencial, Abordagem Reggio Emilia e Centro Pen Green, resultou do cruzamento entre as cinco perspetivas de Educação de Infância destacadas pela OCDE e os modelos curriculares classificados concretizando uma pedagogia da participação, tendo ainda em conta o acesso a documentação relevante para o tópico em análise. A partir de características de investigação efetuada por práticos, analisaram-se documentos de apresentação e investigação realizada sobre cada uma das perspetivas, identificando zonas de aproximação ou concretização das características de investigação desenvolvida por práticos.

Resultados:

Os resultados revelam apropriações e focos distintos em cada perspetiva, conjugando-se numa arena favorável para que a Educação de Infância seja (re)construída pelos seus profissionais.

Conclusão:

A qualidade em Educação de Infância inclui a participação dos profissionais na construção das práticas, identificando-se formas distintas de concretizar esses contributos. A inclusão destas perspectivas e da sua apropriação da ideia de um professor investigador são relevantes na formação de educadores de infância, especialmente na sua diversidade.

Palavras-chave : educação de infância; professor-investigador; modelos curriculares; conhecimento profissional docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )