SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP9Perfil dos estudantes do instituto politécnico de Viseu - estudo evolutivo desde o tratado de BolonhaDireitos sucessórios a herança de pais biológicos pós trânsito em julgado de processo de adoção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ALMEIDA, Ricardo; VAZ, Paulo  e  SILVA, Rosa. Aplicação da metodologia dmaic numa empresa produtora de componentes em borracha. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.325-337.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.19188.

Introdução:

Nas últimas décadas, foram feitos grandes desenvolvimentos na indústria. As empresas aprimoraram-se para fazer o produto final com mais qualidade e com grande redução de custos. As metodologias Lean foram implementadas em todos os tipos de indústrias e negócios, rompendo com o tipo de produção que se praticava na época, que se baseava em grandes volumes e pouco flexíveis. As metodologias Lean começaram quando os funcionários e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas para permitir a produção lean, com desperdício zero e sistemas de produção altamente flexíveis.

Objetivo:

A reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare parts e a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas.

Métodos:

A ferramenta utilizada foi o DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar.

Resultados:

Com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, (que por sua vez, permitiu também a diminuição do tempo necessário para a sua realização) deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. A pontuação obtida nas auditorias 5’S também apresentaram um aumento face aos resultados obtidos antes da intervenção.

Conclusão:

Conclui-se que a causa raiz e as soluções definidas impactaram positivamente a eliminação da causa e problema iniciais.

Palavras-chave : Lean; desperdício; DMAIC; 5’S; layout.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )