SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Abordagem qualitativa da cultura de segurança: um olhar dos enfermeiros gestores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PALMA, Sara et al. O impacto do aconselhamento contracetivo na escolha do método após a interrupção voluntária de gravidez: revisão sistemática. Mill [online]. 2022, n.17, pp.11-20.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217.21437.

Introdução:

A interrupção voluntária de gravidez (IVG), é um problema de saúde publica que revela ausência, descontinuidade ou uso incorreto do contracetivo. A evidência científica sugere que a altura ideal para aderir a um contracetivo é durante a IVG, uma vez que as mulheres não desejam viver a mesma experiência.

Objetivo:

Conhecer o impacto do aconselhamento contracetivo (AC) na escolha de um método pelas mulheres a experienciarem uma IVG.

Métodos:

Revisão da literatura segundo as orientações do Joanna Briggs Institute, realizada de 1 a 31 de janeiro, repetida de 2 a 5 de outubro de 2020, com a questão de investigação “Qual o impacto do aconselhamento contracetivo, realizado às mulheres em processo de IVG, na escolha do método?”. Recorreu-se à plataforma EBSCO e às bases de dados CINAHL, MedicLatina e Cochrane Central Register of Controlled Trials.

Resultados:

Foram elegíveis onze, publicados em inglês entre 2014 e 2020 em diferentes contextos clínicos. As evidências mostram que: é após a IVG que a maioria das mulheres escolhe um contracetivo; a adesão está relacionada com a qualidade das informações transmitidas; o AC deve responder às necessidades das mulheres submetidas à IVG e para fornecer AC de qualidade é essencial treinar os profissionais.

Conclusão:

O AC de qualidade como parte integrante do processo de IVG, aliado à acessibilidade e gratuitidade de contracetivos favorece a escolha e a adesão aos contracetivos.

Palavras-chave : aconselhamento contracetivo; métodos contracetivos; interrupção voluntária; gravidez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )