SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Factores que influyen la satisfacción del cliente y familia con la atención paliativa: revisión de alcanceUna alternativa en el manejo de la menstruación: estudio transversal del conocimiento de los estudiantes de medicina de la copa menstrual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

SARMENTO, Beatriz; CAETANO, Liliana; SERRA, Maria João  y  COSTA, Mônica. Literacia em saúde dos cuidadores informais sobre a doença de Alzheimer. Mill [online]. 2022, n.17, pp.53-60.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217.24987.

Introdução:

Considerando o envelhecimento populacional e as projeções demográficas para Portugal é esperado um aumento do desenvolvimento de doenças crónico e degenerativas, como é o caso da doença de Alzheimer (DA). Deste modo os Cuidadores Informais (CI) têm um papel fundamental na prestação de cuidados, sendo este influenciado pelo nível de literacia desta população.

Objetivo:

Explorar o nível de literacia dos Cuidadores Informais sobre a doença de Alzheimer.

Métodos:

Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, com uma amostra de 28 participantes. A recolha de dados decorreu através de um questionário e da Escala do Conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, no Google Forms, após o consentimento informado.

Resultados:

A maioria dos CI era do sexo feminino (75%), com uma média de 54,04 anos de idade ((12,46), um elevado nível de habilitações literárias e uma relação próxima com a pessoa cuidada. Prestam cuidados em média 4,18 anos ((2,41), aproximadamente 12 horas por dia, sete dias por semana. Sobre as dificuldades sentidas, a maioria referiu alterações neurocomportamentais na DA, gestão da vida pessoal e profissional, falta de apoio e incertezas de capacitação pessoal para cuidar. Considera-se que 57,14% dos CI têm um nível intermédio (3 numa escala de 1-5) na forma como prestam cuidados.

Conclusão:

Devido às dificuldades e necessidades referidas pelos CI revela-se essencial a criação de novos programas de literacia em saúde na comunidade. Em estudos futuros importa avaliar a eficácia destes programas a fim de promover estratégias de cuidados para os CI de pessoas com DA.

Palabras clave : doença de Alzheimer; cuidador informal; demência; literacia em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )