SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Literacia em saúde dos cuidadores informais sobre a doença de AlzheimerSíndrome oculoglandular de parinaud secundária a esporotricose: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

RODRIGUES, Joana  e  CARDOSO, Sara. Uma alternativa na gestão da menstruação: um estudo transversal sobre o conhecimento dos estudantes de medicina do copo menstrual. Mill [online]. 2022, n.17, pp.61-71.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217.25229.

Introdução:

O copo menstrual (CM) é uma alternativa na gestão da menstruação, sendo pouco conhecido. O objetivo deste estudo foi avaliar se os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) conhecem o CM.

Objetivo:

O principal objetivo deste estudo foi verificar se os alunos de medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) conhecem bem o CM.

Métodos:

Na primeira fase do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e estruturado um questionário que foi testado numa população piloto. A segunda fase iniciou-se após aprovação da Comissão de Ética e consistiu na aplicação do questionário a todos os estudantes de medicina da FMUL.

Resultados:

Dos 2169 estudantes que receberam o questionário, obtiveram-se 970 respostas. A maioria conhecia o CM (93,8%), principalmente através das redes sociais, amigos e meios de comunicação social e menos frequentemente através da família, aulas, workshops/conferências e médico. A maioria deles conhecia as funcionalidades do CM, embora tivessem ideias erradas do mesmo. Das 755 mulheres, 108 já utilizavam o CM, sendo mais utilizado recentemente. A maioria das mulheres (39,6%) ponderou a sua utilização, sendo as de fluxo médio a abundante e as que utilizavam tampões as mais propícias.

Conclusão:

Apesar dos estudantes de medicina da FMUL já terem ouvido falar do CM, ainda existe falta de conhecimento de todas as suas potencialidades. Tornando-se necessário investir na divulgação do mesmo em eventos académicos/científicos e cuidados de saúde. Por fim, deveria existir um maior investimento no currículo médico no que concerne aos métodos de gestão da menstruação.

Palavras-chave : copo menstrual; inquéritos e questionários; menstruação; gestão da menstruação; estudantes de medicina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )