SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Uma alternativa na gestão da menstruação: um estudo transversal sobre o conhecimento dos estudantes de medicina do copo menstrualPercepção dos pais sobre a brinquedoteca hospitalar como recurso terapêutico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

TRINDADE, Paula et al. Síndrome oculoglandular de parinaud secundária a esporotricose: relato de caso. Mill [online]. 2022, n.17, pp.73-78.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217.24636.

Introdução:

A Síndrome Oculoglandular de Parinaud é uma conjuntivite granulomatosa rara, acompanhada de linfadenopatia regional. É causada por etiologias variadas, sendo uma delas a esporotricose, que é uma causa rara e pouco relatada na literatura.

Objetivo:

Relatar um caso da Síndrome Oculoglandular de Parinaud causada por esporotricose atípica, associada a dacriocistite, atendida por um serviço oftalmológico de urgência.

Métodos:

O estudo foi realizado a partir da análise do prontuário, juntamente com a anamnese, exame oftalmológico e exames complementares da paciente. Foi realizada pesquisa bibliográfica com publicações de até 20 anos para fundamentação teórico-metodológica.

Resultados:

Foi possível identificar algumas das alterações mais comuns na Síndrome Oculoglandular de Parinaud por esporotricose, consistindo em nódulos hiperémicos na conjuntiva tarsal ou bulbar, relacionados à adenopatia endurecida ou fibroelástica, nas regiões submandibular e/ ou pré-auricular.

Conclusão:

A esporotricose é uma doença de tratamento eficiente se identificada prontamente e deve ser sempre considerada como uma possível causa da Síndrome Oculoglandular de Parinaud. Este caso pode ser referência para profissionais da área, tanto como no diagnóstico quanto no manejo do paciente com tal diagnóstico sindrômico, já que é um caso raro e pouco visto.

Palavras-chave : esporotricose; síndrome oculoglandular de parinaud; conjuntivite granulomatosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )