SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Parents’ perception of the hospital playroom as a therapeutic resourceEffects of a sexual education program for people with intellectual disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MAGUETA, Lúcia Grave. Arte e sustentabilidade - experiências de criação plástica realizadas por professores em formação. Mill [online]. 2022, n.17, pp.89-95.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817.

Introdução:

Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos.

Objetivo:

Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade.

Métodos:

Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico - aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação - planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação - realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão - aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos.

Resultados:

Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade».

Conclusão:

Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.

Keywords : arte; expressão plástica; formação de professores; sustentabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )