Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X
Resumen
MAGUETA, Lúcia Grave. Arte e sustentabilidade - experiências de criação plástica realizadas por professores em formação. Mill [online]. 2022, n.17, pp.89-95. Epub 28-Feb-2022. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817.
Introdução:
Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos.
Objetivo:
Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade.
Métodos:
Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico - aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação - planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação - realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão - aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos.
Resultados:
Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade».
Conclusão:
Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.
Palabras clave : arte; expressão plástica; formação de professores; sustentabilidade.