SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Percepção dos pais sobre a brinquedoteca hospitalar como recurso terapêuticoEfeitos de um programa de educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MAGUETA, Lúcia Grave. Arte e sustentabilidade - experiências de criação plástica realizadas por professores em formação. Mill [online]. 2022, n.17, pp.89-95.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817.

Introdução:

Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos.

Objetivo:

Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade.

Métodos:

Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico - aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação - planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação - realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão - aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos.

Resultados:

Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade».

Conclusão:

Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.

Palavras-chave : arte; expressão plástica; formação de professores; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )