SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Adherencia a atención preventiva - contribuciones al perfil de salud de una comunidad: un estudio descriptivoSatisfacción con el tratamiento y calidad de vida en adolescentes con dmt1 mediante infusión continua de insulina subcutânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

SILVA, Margarida Moreira da; FIGUEIREDO, Catarina Isabel; COSTA, Mafalda Sofia  y  CAMARNEIRO, Ana Paula. Conjugalidades e interações familiares de casais em “ninho vazio”: análise baseada no modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar. Mill [online]. 2022, n.18, pp.21-31.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0218.26803.

Introdução:

A etapa do ciclo de vida das famílias em que os filhos adultos saem de casa, expressa-se por alterações na dinâmica das famílias, implicando reorganização conjugal e redefinição das relações entre pais e filhos.

Objetivo:

Analisar a perceção de casais sobre a sua conjugalidade em “ninho vazio”; analisar o desenvolvimento de casais e a funcionalidade de famílias em “ninho vazio”; descrever a adaptação dos casais à saída dos filhos adultos de casa; analisar os recursos que facilitaram a adaptação dos casais a esta fase.

Métodos:

Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Participaram oito casais heterossexuais em “ninho vazio” (N = 16). Amostra recolhida por “bola de neve”. Utilizada entrevista semiestruturada para recolha da informação. Tratamento e análise dos dados realizados através da análise de conteúdo de Bardin, com categorias baseadas no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar.

Resultados:

Os casais adaptam-se gradualmente às alterações inerentes à saída dos filhos de casa. Mostram-se satisfeitos com a conjugalidade e com a interação mantida com os filhos. As divergências comunicacionais são ultrapassadas, não prejudicando o desenvolvimento conjugal. As estratégias de coping foram eficazes. Nas mulheres, nota-se maior necessidade na dedicação a interesses e atividades lúdicas e de lazer.

Conclusão:

Os casais estão satisfeitos com a sua conjugalidade, adaptaram-se bem à saída dos filhos e abriram-se à família. O enfermeiro de saúde familiar foi reconhecido como recurso facilitador deste processo de adaptação.

Palabras clave : “Relação marital”; “ninho vazio”; “enfermagem familiar”; “satisfação conjugal”; “Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar”.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )