SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Adesão a cuidados preventivos - contributos para o perfil de saúde de uma comunidade: um estudo descritivoSatisfação com o tratamento e qualidade de vida em adolescentes com dm1 e sistema de perfusão subcutânea continua de insulina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

SILVA, Margarida Moreira da; FIGUEIREDO, Catarina Isabel; COSTA, Mafalda Sofia  e  CAMARNEIRO, Ana Paula. Conjugalidades e interações familiares de casais em “ninho vazio”: análise baseada no modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar. Mill [online]. 2022, n.18, pp.21-31.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0218.26803.

Introdução:

A etapa do ciclo de vida das famílias em que os filhos adultos saem de casa, expressa-se por alterações na dinâmica das famílias, implicando reorganização conjugal e redefinição das relações entre pais e filhos.

Objetivo:

Analisar a perceção de casais sobre a sua conjugalidade em “ninho vazio”; analisar o desenvolvimento de casais e a funcionalidade de famílias em “ninho vazio”; descrever a adaptação dos casais à saída dos filhos adultos de casa; analisar os recursos que facilitaram a adaptação dos casais a esta fase.

Métodos:

Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Participaram oito casais heterossexuais em “ninho vazio” (N = 16). Amostra recolhida por “bola de neve”. Utilizada entrevista semiestruturada para recolha da informação. Tratamento e análise dos dados realizados através da análise de conteúdo de Bardin, com categorias baseadas no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar.

Resultados:

Os casais adaptam-se gradualmente às alterações inerentes à saída dos filhos de casa. Mostram-se satisfeitos com a conjugalidade e com a interação mantida com os filhos. As divergências comunicacionais são ultrapassadas, não prejudicando o desenvolvimento conjugal. As estratégias de coping foram eficazes. Nas mulheres, nota-se maior necessidade na dedicação a interesses e atividades lúdicas e de lazer.

Conclusão:

Os casais estão satisfeitos com a sua conjugalidade, adaptaram-se bem à saída dos filhos e abriram-se à família. O enfermeiro de saúde familiar foi reconhecido como recurso facilitador deste processo de adaptação.

Palavras-chave : “Relação marital”; “ninho vazio”; “enfermagem familiar”; “satisfação conjugal”; “Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar”.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )