SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Intervenções de enfermagem na pessoa em cuidados paliativos com fadiga: uma scoping reviewRede cegonha na visão de profissionais de saúde: desafios e estratégias de superação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

CUNHA, Sara et al. Intervenções no controlo da xerostomia na pessoa em situação paliativa - scoping review. Mill [online]. 2022, n.18, pp.51-63.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0218.26797.

Introdução:

Xerostomia é a sensação subjetiva de boca seca, ocorre quando menos saliva é segregada do que a quantidade de água perdida por evaporação e por absorção da mucosa oral. Tem múltiplas consequências para a saúde geral e oral das pessoas em situação paliativa, bem como para a qualidade de vida.

Objetivo:

Objetivos: Examinar e mapear as intervenções implementadas para aliviar a xerostomia da pessoa em situação paliativa.

Métodos:

Scoping review de acordo com as etapas previstas pelo Joanna Briggs Institute. As bases de dados utilizadas para pesquisa foram: CINAHL COMPLETE®, PUBMED®, MEDLINE COMPLETE®, SCOPUS® e SciELO®.

Resultados:

Identificados 707 artigos e incluídos 19 na análise final. Esta revisão, considerou os estudos focados em pessoas com doença crónica avançada e irreversível, em situação paliativa e fim de vida, com 18 anos ou mais. As intervenções para o controlo da xerostomia são do tipo: não farmacológicas, avaliação da cavidade oral, acupuntura, substitutos da saliva, estimulantes da saliva e programas educação de higiene oral; e farmacológicas, os parassimpaticomiméticos: pilocarpina e cloreto de betanecol.

Conclusão:

A xerostomia é uma condição de saúde que pode causar constrangimento social e desconforto crónico, com grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Agrupar as evidências disponíveis, dentro desta temática, pode contribuir para que os profissionais de saúde as incorporem na prática assistencial, contribuindo para um aumento da qualidade de vida da pessoa e alívio do sofrimento.

Palavras-chave : xerostomia; boca seca; cuidados paliativos; intervenções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )