SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Intervenções no controlo da xerostomia na pessoa em situação paliativa - scoping reviewOs impactos de eventos traumáticos específicos do género no bem-estar psicológico das mulheres refugiadas: um protocolo de revisão do âmbito de aplicação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

OLIVEIRA, Vanessa et al. Rede cegonha na visão de profissionais de saúde: desafios e estratégias de superação. Mill [online]. 2022, n.18, pp.65-73.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0218.26116.

Introdução:

A Rede Cegonha (RC) visa articular as ações materno-infantil, buscando um atendimento humanizado e integral. Porém, há desafios a serem compreendidos no processo de implementação dessa política púplica no Brasil.

Objetivo:

Analisar a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre os desafios e suas estratégias de superação na implementação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde e na Rede Cegonha.

Métodos:

Grupos focais com duas equipes Saúde da Família (eSF) e duas de Unidade Básica de Saúde (UBS) que acompanham as gestantes, totalizando 35 participantes. Realizada análise de conteúdo, modalidade temática com os dados coletados.

Resultados:

Percebe-se que o trabalho em rede não tem funcionado no município, tendo deficiência com relação ao estabelecimento dos fluxos, com pouca capacidade de resolução das situações frente aos processos de comunicação formal. As propostas de superação dos desafios passam pela reconstrução dos fluxos, protocolos e comunicação entre os serviços, mas também num movimento de cogestão.

Conclusão:

Outras investigações são necessárias frente às novas políticas públicas implementadas no Brasil, o que gera desafios frente à proposta de integralidade no cuidado em saúde.

Palavras-chave : política pública; serviços de saúde materno-infantil; integração de sistemas; saúde da mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )