SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Bullying e a banalização do mal: uma análise de discursos de adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ALMEIDA, Tania et al. O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho. Mill [online]. 2022, n.19, pp.13-24.  Epub 31-Out-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0219.27270.

Introdução:

As organizações passam por constantes alterações, ultimamente, e mais transversais a todas, foram as alterações exigidas devido à COVID-19, que levaram à colocação de colaboradores na modalidade de teletrabalho.

Objetivos: Descrever as competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho, e identificar de que forma as competências emocionais se relacionam com a resistência à mudança organizacional.

Método

O estudo de caráter descritivo, quantitativo e correlacional, levado a cabo com uma amostra de 115 trabalhadores oriundos de diferentes ramos empresariais.

Resultados:

Verificou-se a existência de correlação entre a rigidez cognitiva e as competências emocionais. Também foi possível concluir que as competências emocionais não têm influência nos processos de mudança em contexto de teletrabalho.

Conclusão:

Os inquiridos revelaram uma baixa resistência à mudança e um nível elevado de competências emocionais, o que pode ter contribuído para uma melhor adaptação a esta modalidade de trabalho.

Palavras-chave : mudança; resistência; teletrabalho; competências emocionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )